Heresiologia

A Teologia é uma ferramenta imprescindível à fé cristã, pois analisa, de forma ordeira e sistemática, o Deus único e verdadeiro bem como seu relacionamento com a humanidade. Claro que a Teologia jamais conseguirá descobrir todas as verdades a respeito do Eterno, no entanto, de acordo com a revelação contida na Bíblia, pode ajudar o ser humano a conhecê-lo, amá-lo e servi-lo melhor.
Um dos maiores papéis da Teologia é nos ajudar a expressar o que queremos dizer quando falamos de Deus. O Dr. McGrath acrescenta que John Calvino, aclamado mundialmente como um dos maiores teólogos cristãos, ensinava que Deus, conhecendo nossa limitação para lidar com conceitos, revelou-se de maneira que nos fosse acessível, o que não reflete nenhum tipo de fraqueza ou atitude inadequada da parte de Deus, mas é simplesmente um reflexo de sua natureza generosa e doce, pela qual ele leva nossa fraqueza em conta quando se revela.
Pretende-se neste capítulo, após mostrar a relevância e conceituar sucintamente a Teologia, apresentar como a referida ciência está distribuída. A proposta não é enfocar os paradigmas reguladores da Teologia. Deseja-se, antes, mostrar rapidamente os grandes eixos disciplinares. O objetivo é responder, embora laconicamente, os seguintes e importantes questionamentos: Quais são as categorias imprescindíveis da análise teológica? O que é Teologia Natural? O que é Teologia Exegética? O que é Teologia Bíblica? O que é Teologia Histórica? Teologia Apologética? O que é Teologia Sistemática? O que é Teologia Prática? Dessa forma, analisar-se-á as ramificações da Teologia.
Também se julga oportuno mencionar que, quando se refere à classificação da teologia, tem se em mente apenas uma distribuição didática com o objetivo de organizar o conhecimento dos estudos teológicos. É importante salientar que não há consenso quanto à classificação da teologia, por isso, é comum encontrarmos formas diferentes de classificação. A classificação que aqui será apresentada a seguir, é uma sugestão, estando, portanto, sujeita a variações e outras sugestões.
Detalhes do Curso
- Leituras 10
- Quizzes 0
- Duração 50 horas
- Nível de Habilidade Todos os níveis
- Linguagem Português
- Alunos 100
- Critérios de avaliação Auto
-
- DEFINIÇÃO ETIMOLÓGICA – Copy – Copy – Copy
- ANTES DE HAVER UMA BÍBLIA – Copy – Copy – Copy
- O NASCIMENTO DA BÍBLIA – Copy – Copy – Copy
- A TERMINOLOGIA DO VOCÁBULO “BÍBLIA”. – Copy – Copy – Copy
- O QUE É A BÍBLIA SAGRADA? – Copy – Copy – Copy
- OS MATERIAIS PRIMITIVOS DA ESCRITA – Copy – Copy – Copy
- O TIPO DE ESCRITA PRIMITIVA DA BÍBLIA – Copy – Copy – Copy
- AS LÍNGUAS ORIGINAIS DA BÍBLIA
- OS ESCRITORES DA BÍBLIA. – Copy – Copy – Copy
- NOMES CANÔNICOS MAIS COMUNS QUE A BÍBLIA DÁ A SI MESMA – Copy – Copy – Copy